top of page

 DÚVIDAS FREQUENTES 

Quem fundou a Igreja Anglicana?

 

A resposta encontrada nos livros de história de que foi Henrique VIII não corresponde a verdade, pelo simples fato de que o controvertido rei não podia fundar algo que já existia. A resposta correta é Jesus Cristo.

 

A Igreja Anglicana é Católica ou Protestante?

Temos a tradição católica com a renovação que tomou conta da Igreja. A Igreja Anglicana é aberta, liberal e democrática, onde os elementos se conjugam e se completam. Temos então liberdade de prestarmos culto a Deus, de acordo com o espírito de cada comunidade. A Igreja procura um equilíbrio harmonioso entre nossa preciosa herança Anglicana e as necessidades do presente momento, sem esquecermos que somos uma Igreja Católica que é, e deve ser, continuadamente reformada, sem perder, contudo, os valores perenes e fundamentais da tradição Cristã. Nossa Igreja é católica para toda a verdade e protestante contra todos os erros dos homens. (Livro de Oração Comum) “De modo que nem o que planta, nem o que rega tem importância, mas sim Deus, dá o crescimento”. (I Cor 3,7)

 

Porque os divorciados se casam nesta Igreja?

Porque Deus não nos quer ver sofrer; não nascemos para viver uma vida infeliz. Quando um dos cônjuges “mata” o casamento, com traições, mentiras, humilhações e violência, nossa Igreja ama, acolhe e oferece uma nova vida a quem busca se erguer em Cristo, que disse: “Eu vim para que todos tenham vida”. (Jô 10,10)

A Rainha/Rei da Inglaterra é chefe da Igreja Anglicana?

A Rainha e/ou Rei da Inglaterra, é sem dúvida o membro mais conhecido da Igreja. Mas somente na Inglaterra há um vinculo de ambas as partes, Monarquia e Clero, para o bem do País. Por isso, alguns assuntos que envolvam o poder temporal, a Igreja consulta a Rainha e/ou Rei e vice e versa.

 

Quem pode comungar na Igreja Anglicana?

 

Foi o Senhor Jesus quem institui a Eucaristia e na noite da instituição Ele deu a comunhão a Pedro, que iria negá-lo; a Tomé que duvidou Dele; a Judas que o traiu e aos outros discípulos que fugiram quando Ele foi entregue a morte. Portanto, se o próprio Cristo, não negou a comunhão, quem somos nós para negá-la? Qualquer pessoa batizada em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, em qualquer Igreja Cristã, tem o altar Anglicano como mesa aberta para receber o Corpo e o Sangue do Senhor Jesus. Tudo isso, por obra da misericórdia Dele, que afirmou: “Não julgueis e não sereis julgado”. (Lc 6, 37)

 

E quando aos métodos anticoncepcionais?

O casal deve decidir o que é melhor para sua família, sempre acompanhada de um planejamento. Por que e para que tantas crianças sem escola, sem saúde e sem lazer? Por que criar por criar e depois deixá-las nas ruas ou super lotar a FEBEM? Nós cremos e apoiamos um planejamento familiar apoiado pela ciência, que é Dom de Deus para a humanidade. Nossa Igreja não despreza o uso da razão e da investigação cientifica e na sua longa história, a pastoral da Igreja Anglicana respeita a liberdade individual e não determina automaticamente que os seus membros têm de fazer isso ou aquilo.  Mas que, para o seu próprio bem, devem, seguir os ensinamentos da Igreja e decidir por si mesmos sobre o caminho a tomar. “Examinai todas as cousas, retende o que é bom”. (I Ts 5,21)

bottom of page