A Catedral

Catedral Anglicana de São Paulo

A primeira Igreja não Romana no Brasil foi a Anglicana (Church of England), por meio das capelanias inglesas que aqui foram oficializadas em 1810 sendo que a nossa comunidade em São Paulo foi registrada oficialmente em 1873.

A IEAB, como conhecemos, advém dos episcopais americanos e foi estabelecida em 1890. Portanto, as capelanias inglesas têm 80 anos a mais de vida e seus patrimônios são intocáveis, segundo o tratado de 1810 e sempre respeitados nos demais acordos entre as capelanias espalhadas pelo Brasil e a IEAB.  Em 1975 a Saint Paul’s Anglican Church (atual Catedral Anglicana de São Paulo) se filia ESPIRITUALMENTE à igreja nacional, permanecendo com seu patrimônio pertencente à comunidade da Catedral. Esse acordo foi formalizado pela Junta Paroquial, com ênfase na existência de laços espirituais, mas não patrimoniais (a exemplo de Santos e Rio de Janeiro).

A Catedral Anglicana de São Paulo, novamente por meio da soberania constitucional de sua Assembleia Geral, ratifica, por unanimidade, que terá sempre prioritariamente um Bispo da Comunhão Anglicana como líder espiritual, como têm sido ao longo dos seus 140 anos de história. E numa nova Assembleia Geral e soberana, e novamente por unanimidade, confirma os Bispos anglicanos Dom Roger Douglas Bird e Dom Glauco Soares de Lima como seus líderes espirituais.   A Catedral Anglicana de São Paulo continuará dando atendimento espiritual a toda comunidade de língua inglesa (Britânica e Internacional de São Paulo), bem como a todos os organismos oficiais Britânicos. E também, como estabelece seu estatuto, permanecerá levando o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo a todos os Brasileiros que apreciam a forma inclusiva, didática, terapêutica e carinhosa de proclamar as Boas Novas do Reino de Deus. Aliás, é essa maneira Anglicana de ser, que possibilitou a esta Catedral ter a maior comunidade anglicana da América Latina, maior até que a grande maioria das Dioceses episcopais do Brasil.

Somos e seremos sempre anglicanos, respeitando e sendo respeitados pela maneira inclusiva da tradição de nossa Igreja-Mãe – a Church of England -, da qual originamos e temos orgulho de pertencer.

 

 

Junta Paroquial da Catedral Anglicana de São Paulo

 

PS: Os senhores juízes de direito, Dr. Bruno Lorencini, Dr. Rafael Henrique, Dr. Aléssio Martins e o advogado Dr. Fabio Sales, são membros da Junta Paroquial da Catedral Anglicana de São Paulo. Nas suas atividades como cristão e membros de nossa Catedral, eles nos auxiliam para que nossa igreja esteja sempre em conformidade com as leis do nosso País.